Qual a sua dúvida?

Minhas UTMs não chegam no Mago. Como resolver?

Tabela de Conteúdo
Da Fonte de Tráfego ao Mago: Uma Corrida de Revezamento
Erros Frequentes de cada “Corredor” e Soluções
1) Fonte de Tráfego 🏃
2) Página de Venda 🏃
3) Checkout 🏃

Da Fonte de Tráfego ao Mago: Uma Corrida de Revezamento

 
notion image
 
É muito importante que você entenda como as UTMs “fluem” da fonte de tráfego (um anúncio do Facebook por exemplo) até chegar ao SuperMago.
A melhor maneira de explicar isso é imaginar uma Corrida de Revezamento, daquelas sempre presentes nas Olimpíadas, sabe?
Basicamente, a regra é a seguinte: o corredor 1 inicia a corrida e o próximo da equipe só pode começar a correr após receber o bastão do anterior - e assim sucessivamente até o último corredor finalizar a prova.
Temos os seguintes corredores, em ordem:
  • 🏃Corredor 1: Fonte de Tráfego (Facebook por exemplo)
  • 🏃Corredor 2: Página de Venda
  • 🏃Corredor 3: Checkout da sua Plataforma
  • 🏃Corredor 4: Sua Plataforma de Vendas (Exemplo: Kiwify)
  • 🏃Corredor 5: SuperMago
Se qualquer um desses "corredores" falhar e "cair" durante a corrida, o corredor seguinte não pode nem começar a correr.

Erros Frequentes de cada “Corredor” e Soluções

1) Fonte de Tráfego 🏃

 
  • Erro Comum: Links mal formatados
As UTMs são tipicamente passadas adiante durante a navegação por parâmetros GET na URL. O que são esses parâmetros? Tudo aquilo que vem depois da “?” em uma URL, sendo que cada um deles é separado pelo caracter “&”.
Exemplo: https://www.meusite.com/paginadevenda?nome=Mago&cor=branco
Dissecando essa URL temos o link da página e 2 parâmetros:
  • A página: https://www.meusite.com/paginadevenda
  • Parâmetro 1: nome
    • Valor: Mago
  • Parâmetro 2: cor
    • Valor: branco
 
Se você quer montar um link a ser usado no corpo de uma campanha de e-mail e quer usar as UTMs source e campaign para trackear respectivamente a origem (email) e a campanha (blackfriday) certifique-se de montar seu link corretamente:
https://www.meusite.com/paginadevenda?utm_source=email&utm_campaign=blackfriday
 
💡
Dica: Dentro do SuperMago, no menu Rastreamento, existe um Gerador de UTMs que facilita demais esse processo!
notion image
 
  • Erro Comum: UTMs “esquecidas” nos Anúncios no Facebook Ads
Por diversas vezes, nosso suporte se depara com casos de usuários que esquecem de colocar os parâmetros de UTMs ao criar uma campanha ou duplicá-las. A pessoa “jura de pé junto” que coloca em todos mas ao abrir o Gerenciador de Anúncios vários deles estão sem os Parâmetros:
notion image
 
Não julgamos esses esquecimentos - também somos anunciantes: entendemos que várias vezes subimos anúncios altas horas da madrugada, muitas vezes duplicamos dezenas de anúncios que estavam sem UTMs e nos perdemos no processo, enfim …
💡
Dica: crie um processo para, toda vez que for subir um anúncio, usar um checklist do que não pode faltar (entre os itens, as UTMS 😉)
 
  • Erro Comum: Uso de caracteres reservados no nome das Campanhas / Conjuntos / Anúncios no Facebook Ads
Se você estava atento a explicação dos links mal formatados, deve ter notado que os caracteres “?” e “&” são parte do protocolo. Além disso, o “|” (pipe) também é reservado.
E o que acontece se você usa variáveis do Facebook como UTMs?
notion image
Ao usar {{campaign.name}} você está dizendo ao Facebook para enviar a UTM campaign preenchida com o nome da sua campanha. Se sua campanha tem em seu nome um dos caracteres reservados, dá pra imaginar a me**** que vai dar?
notion image
 
💡
Dica: Não utilize os caracteres “?”, “&” e “|” ao nomear suas Campanhas, Conjuntos e Anúncios no Facebook Ads
 

2) Página de Venda 🏃

 
Os erros mais frequentes acontecem na Página de Venda. É geralmente aqui que o fluxo das UTMs é interrompido.
Utilize o passo a passo abaixo para fazer o teste básico em suas páginas, lembrando que elas devem ser testadas separadamente: o fato de uma página de venda (URL) do site estar OK não significa que outra página, no mesmo domínio, está OK.
 
  1. Copie a URL da sua página de venda exatamente da forma que está no Gerenciador de Anúncios (se usa “/” ao final da URL, use também a “/” aqui) Exemplo: https://www.minhapagina.com/paginavenda/
  1. Cole a URL no Bloco de Notas no computador e adicione uma UTM de teste: "?utm_campaign=teste123" Exemplo: https://www.minhapagina.com/paginavenda/?utm_campaign=teste123
  1. Copie a URL com a UTM de teste e cole em seu browser
  1. Após a página carregar, navegue até algum botão de compra da página e clique sobre ele, o que vai te levar para o checkout da plataforma
  1. Ao carregar o checkout da plataforma, verifique lá na URL (lá em cima do browser) se o termo "teste123" aparece em algum lugar. ✅ Se apareceu: bom sinal, a página de venda parece fazer o trabalho dela; ⚠️ Se não apareceu: opa, tem algo muito errado na sua estrutura e vc precisa revisar. Falaremos dos erros na sequência;
 
  • Erro Comum: Script Mal Configurado
    • Revise a configuração passo a passo nesse artigo. Várias vezes nos deparamos com configurações erradas do Plugin que insere o script de rastreamento na página, como exemplo o Snippet Type ou o Location errados.
  • Erro Comum: Duplicidade de Scripts
    • Muitos usuários já utilizavam algum outro script de rastreamento na página. O que acontece nesse caso é que o script que roda primeiro acaba “atrapalhando” o que roda na sequência. Portanto, no que se refere a rastreamento, garanta que apenas o script de do SuperMago esteja ativo.
  • Erro Comum: Plugin de Cache Interferindo
    • Alguns plugins de cache mal configurados podem interferir na recepção dos parâmetros de UTM e encaminhamento deles para o checkout. Caso esteja tendo frequentes problemas nesse sentido ou um percentual de cobertura muito baixo (poucas vendas chegando devidamente “marcadas”) desligue seu cache e teste por algum tempo.
  • Erro Comum: Construtores de Sites com Limitações ou Mal Configurados
    • O Canva ou o Google Pages não são construtores de sites adequado para a finalidade de rastreamento por UTMs. Geralmente os links são feitos sem a tag “<a href” o que impede o bom funcionamento do script.
      Outro caso emblemático é da utilização da excelente ferramenta Atomicat. É perfeitamente possível utilizar nosso script lá, mas você precisa se atentar para desligar uma opção existente que “sobrescreve” as UTMs.
  • Erro Comum: Plugin de Checkout Pré-Populado
    • Checkout pré-populado geralmente parte de um popup que aparece na tela do cliente quando ele clica no botão comprar, captura os dados (Nome, Email e Telefone) para então direcioná-lo ao checkout, já com esses dados preenchidos. Se mal configurado, isso impede que as UTMs sejam encaminhadas junto aos dados preenchidos. Desligue esse tipo de plugin e teste.
  • Erro Comum: Redirecionamentos mal configurados no Wordpress
    • Caso sua página utilize algum tipo de redirecionamento, ele pode interferir diretamente na recepção dos parâmetros UTM. Se mal configurado, um redirecionador pode receber:
      https://www.minhapagina.com/paginavenda/?utm_campaign=teste123
      E fazer um redirect automático para a URL final, ignorando completamente os parâmetros GET (tudo depois de “?”):
      https://www.minhapagina.com/paginavendaatualizada/

3) Checkout 🏃

Você precisa garantir que as UTMs cheguem corretamente a sua plataforma de vendas. A melhor maneira de testar essa etapa é realizar uma compra do seu produto, após seguir o passo a passo descrito na sessão anterior: 2) Página de Venda
  1. Comece o processo pela sua página de venda, com a UTM de teste e prossiga até o checkout. Após garantir que o termo “teste123” aparece na URL do checkout, faça o pedido.
  1. Na sequência, ache a venda em sua plataforma e observe se a UTM aparece lá.
    1. ✅ Se apareceu: bom sinal, as UTMs chegam a sua plataforma de vendas ⚠️ Se não apareceu ou você não sabe identificar como as UTMs aparecem no painel da plataforma: acione o suporte técnico da plataforma
       
Exemplo de Checkout com UTM de Teste bem-sucedido na Eduzz:
notion image
 
Exemplo de Checkout com UTM de Teste bem-sucedido na Hotmart:
notion image
Central do Mago
Powered by Synced.so 🚀